Feijão com Nutella
é tudo mentira!

Sim, adoramos nomes bizarros (e sextas-feiras)

Tribunal italiano proíbe casal de chamar filho de Sexta-feira

 

Pais acharam o nome ‘original’ e queriam registrar o filho. (NADA original! Sexta-feira existe há TANTO tempo…) Para tribunal, Sexta-feira se enquadra na categoria de nomes ‘ridículos ou vergonhosos’. (existe esta categoria? Deveriam trazer para o Brasil)

 

O que existe por trás de um nome? (A quinta-feira?) Se o nome for Sexta-Feira, traz uma carga de vergonha e ridículo (é??? Mas gosto tanto de sextas-feiras…), de acordo com os juízes italianos que proibiram um casal de registrar seu filho com o nome do personagem de “Robinson Crusoé”. (ah! É isso? Hum… achei que fosse o dia da semana… droga!)


“Eles acham que o nome remete à figura de um selvagem, criando assim um senso de inferioridade e não garantindo ao menino a dignidade necessária”, disse a advogada do casal, Paola Rossi.
(jura que remete a tudo isso? Acho que preciso ler mais… eu pensei no dia da semana mesmo… Para mim, Mogli é um nome de um selvagem)


O casal considera apelar da decisão junto à Suprema Corte italiana, disse ela. Mara e Roberto Germano, cujo filho nasceu em 3 de setembro de 2006
(e dois anos depois querem mudar o nome do moleque?), registraram e batizaram o menino como Venerdi, que em italiano significa sexta-feira. (Venerdi é bem divertido, no caso. Nem parece nome de dia de semana)


Apesar de o garoto não ter nascido numa sexta-feira, e sim num domingo
(eu também não nasci no meu nome), seus pais gostaram do nome, disse Rossi. “Eles queriam um nome diferente, original, e este não pareceu um nome que causasse vergonha”, disse Rossi em uma entrevista por telefone. “Acho que ele faz lembrar o dia da semana, e não da personagem do livro.” (ah!!! Típico caso de crítico analisando a obra… o artista (pai) pensa em uma coisa comum (o dia da semana) e o crítico (o cara do tribunal) acha que, na verdade, ele quis dizer que blá blá blá! Eu estava certa, ao final. Sou mesmo phoda).

 

Uma vez que os oficiais de cartório são obrigados por lei a relatar os nomes estranhos, o assunto terminou nas mãos dos juízes de Gênova, a cidade do norte italiano onde vive o casal.


No mês passado, um tribunal de apelação decidiu que o nome Sexta-feira se enquadra na categoria de nomes “ridículos ou vergonhosos” que são proibidos por lei, uma vez que faz lembrar o nativo do livro de Daniel Defoe.
(nossa! Quem escreveu isso deveria escrever um livro sobre como fazer com que duas linhas de notícia ocupem 4 folhas)


Os juízes escreveram que registrar o garoto como Sexta-feira iria impedir que ele tivesse “relações interpessoais tranqüilas”
(?) e o transformaria no “motivo de piada de seu grupo” (ta, nesta parte eu concordo… ainda mais quando fosse, efetivamente, sexta-feira), de acordo com uma reportagem do jornal La Republica dessa semana.


De acordo com o jornal, os juízes também disseram que, como um dia da semana, Sexta-feira evoca um sentimento de tristeza e penitência, quando não está associado totalmente com o azar.
(só se for na Itália. Para mim, é um dia lindo!!!!)


Rossi disse que o tribunal, que sustentou uma decisão tomada previamente em junho, também ordenou que o menino fosse registrado como Gregório, em alusão ao santo do dia em que nasceu.
(e Gregório é um nome lindo, né? E o tribunal que vai decidir o nome do moleque??? Chama ele de domingo logo e acaba com a discussão!).

Anúncios

2 Respostas to “Sim, adoramos nomes bizarros (e sextas-feiras)”

  1. a filha da nicole kidman chama SUNDAY!!!!!!!

  2. Nossa!!! É verdade… acabei de ver… hahahaha! Muito bom!

    aliás, não só sunday, mas Sunday Rose Kidman Urban. Acho que domingo pode, porque não é nome de nenhum personagem selvagem da literatura. Ou é?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: